A Evolução da União Européia

No ínicio dos anos 1980, ocorreram mudanças na URSS com os projetos Glasnost e Perestroika. Aproveitando-se do momento de fraqueza do grande líder do bloco socialista, o povo alemão foi às ruas e pediu o fim do socialismo na Alemanha Oriental.O governo do país,vendo que a situação era irreversível,não se colocou comtra e permitiu a queda do muro,que representou o primeiro passo para a reunificação da Alemanha e,posteriormente,para integração da Europa em um único bloco.
Nos anos posteriores à unificação do continente,partiu-se para uma nova reestruturação da Europa.
Em sete de Fevereirop de 1992,um grupo de países europeus assinou o Tratado de Maastricht,criando a União Europeia(UE).Na verdade,a UE foi uma evolução de outro acordo econômico, o Mercado Comum Europeu(MCE).
Após a segunda guerra mundial,seis países-Alemanha Ocidental,França,Italia,Holanda,Luxemburgo e Bélgica-se uniram e crairam a Comunidade Econômica Europeia (CEE),também chamada de Mercado Comum Europeu (MCE).O grupo tinha como objetivo fortalecer o comércio entre ses integrantes e expandir a economia do bloco no senário mundial.Em 1973 ,engressaram no MCE Inglaterra,Irlanda e Dinamarca e ,em 1986, Grécia,Espanha e Portugal,formando um grupo com 12 países.
No início da década de 1990, os países-membros do MCE perceberam a necessidade de arimoramento comercial, sobretudo visando competir com a grande potência econômica dos EUA. Foi assim que surgiu o atual acordo de livre comércio e circulação monetária, a União Europeia (UE).
Em 1995, foram admitidos mais três países no bloco: Suécia, Áustria e Finlândia.
Em 1º de janeiro de 2002, a UE colocou em prática outro ousado projeto, a moeda única europeia: o euro. No iníciu, das 15 nações pertencentes à UE, 12 passaram a utilizar a moeda unificada.
Em 1º de maio de 2004, a União Europeia se expande. Dez novos países ingressam no bloco, oito deles pertencentes à esfera de influência e dominação da União Soviética até o final dos anos 1980: Estônia, República Tcheca e Hungria. Duas são ilhas do mediterrâneo: Malta e Chipre. São os primeiros países do leste europeu a aderir à União.

About GutenGrafia

Sou uma pessoa rica com muita alegria e felicidade para Dar!_!
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s